O cansaço é uma resposta natural do organismo ao estresse do dia a dia. Quando o cansaço se torna constante, é preciso ficar alerta e avaliar a saúde de uma maneira mais geral. O excesso de tarefas, não separar um tempo adequado para o repouso, se alimentar de forma desequilibrada são alguns motivos que deixam a maioria das pessoas esgotadas fisicamente.
Mas quando esses sintomas não desaparecem após o devido descanso, o cansaço pode se tornar intenso até mesmo para executar tarefas simples, uma luz de alerta surge e é necessário buscar ajuda médica e tratamento adequado.
Cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças, tais como distúrbios do sono, estresse, depressão, hipotireoidismo, anemia, falta de vitaminas, doenças cardiovasculares e pulmonares, infecções, entre outros.
Separamos algumas das principais causas que podem gerar essa falta de disposição nas atividades rotineiras.
Má alimentação
Uma alimentação baseada em gorduras e açúcar, pobre em vitaminas e minerais não nutre o corpo da maneira adequada e deixa de fornecer energia para as atividades comuns da rotina.
Além disso, dietas muito restritivas podem prejudicar a força do organismo e causar a sensação de cansaço. Não siga dietas que prometem resultados mágicos na internet, faça o acompanhamento com um nutricionista de confiança que vai avaliar qual a melhor alternativa para o seu metabolismo.
No app Quali, você encontra o serviço de atendimento nutricional e já pode solicitar hoje mesmo! O profissional vai até sua casa para te ajudar com um planejamento personalizado de acordo com o que você deseja alcançar.
Fadiga crônica
O cansaço constantemente pode ser sinal da fadiga crônica. Esta síndrome trata-se de um conjunto de sintomas que se manifestam, na maioria das vezes, através do cansaço contínuo e a falta de força mesmo para as atividades comuns.
A síndrome é pouco conhecida e geralmente aparece depois de doenças infecciosas, como gripe, resfriado ou sinusite. Porém, mesmo depois da cura desses quadros, o cansaço e a indisposição persistem. Tais características também têm sido observadas em pacientes afetados pela Covid-19.
Cansaço mental
O esgotamento mental é uma realidade que vem se tornando cada vez mais discutida tanto no meio profissional quanto nos aspectos pessoais. A mente é capaz de refletir sintomas no corpo, se você está sem ânimo de realizar suas tarefas diárias e até mesmo sem vontade de trabalhar, busque atendimento psicológico o quanto antes.
A saúde mental também merece pontos de atenção, estar com a mente e o corpo equilibrados são fundamentais para a manutenção do bem estar. No Quali, você pode agendar sua consulta com o psicólogo e o profissional vai até sua casa para te atender e direcionar para o tratamento mais adequado.
Me identifico com os sintomas, o que devo fazer?
Uma boa sugestão para lidar com essa indisposição constante é avaliar hábitos da sua rotina e separar um momento do dia para descansar, tentar dormir mais cedo do que o habitual e praticar atividade física, por exemplo.
Acima de tudo, é fundamental buscar assistência médica para que o especialista avalie sua saúde de modo geral. Apenas o profissional capacitado poderá te direcionar ao tratamento mais adequado.
Assim, se você se identificou ou percebeu a presença de sinais e sintomas além do sono e cansaço excessivo, como fraqueza muscular, mudanças de humor e tontura, é importante que o médico seja consultado para que seja investigada a causa dessa indisposição.
Comments