A prevenção é sempre o melhor remédio, por isso é importante estar atento aos sinais de alerta e saber como identificar e prevenir transtornos mentais em idosos. O processo de envelhecimento humano é um desafio, visto que muitas vezes vem acompanhado de condições que facilitam o aparecimento de transtornos mentais, muitos deles evitáveis, reversíveis e/ou passíveis de tratamento.
Condições como perda de autonomia, a morte de amigos e/ou parentes, isolamento social, sentimento de inutilidade, restrições financeiras, fatores genéticos e agravamento do estado geral de saúde predispõe a transtornos cognitivos (capacidade de compreender e pensar de uma forma lógica, com prejuízo na memória), transtornos de ansiedade ou depressão.
É importante saber como identificar e prevenir transtornos mentais em idosos para manter uma boa qualidade de vida.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir doenças mentais em idosos é manter uma vida com hábitos saudáveis, aliando boa alimentação, prática de exercícios físicos, estímulos cognitivos e uma vida social ativa.
Idosos precisam de atenção constante e no caso de transtornos mentais não é diferente. A família deve estar atenta a sinais de mudança de comportamento, quadros depressivos e outras doenças.
Pacientes que já são portadores de algum tipo de demência, como por exemplo, a doença de Alzheimer, merecem atenção especial quando apresentam alteração do comportamento habitual.
O cuidador deve estar sempre atento e buscar ajuda profissional ao identificar o problema.
Exercícios físicos
Exercícios físicos provocam a liberação da serotonina, responsável pelo bem estar e irisina, que atua na memória, além disso, são aliados na prevenção de infarto e AVC. Por isso, é importante praticá-los.
No caso de idosos, pilates, caminhadas e hidroginástica são ótimas opções. O primeiro promove a manutenção da força muscular e as três modalidades são de baixo impacto, facilitando a sua prática.
Estímulos cognitivos
O estímulo cognitivo é de grande relevância na prevenção de doenças mentais no idoso. Estímulos cognitivos são aquelas atividades que envolvem memória, raciocínio e a mente de forma geral.
Aprender novas atividades, como pintura, bordado, novos idiomas, tocar instrumentos musicais são algumas das opções para manter a mente ativa.
Devemos ter em mente que o envelhecimento não é sinônimo de incapacidade e novos aprendizados devem ser estimulados.
Lazer
Propor novas atividades de lazer, como passeios em locais a céu aberto, ouvir música, conversar com o idoso, pedir que conte histórias e compartilhe sua experiência de vida também deve fazer parte da rotina da família.
A sensação de ser um fardo ou ser esquecido pela família pode ser um grande gatilho para transtornos mentais.
O idoso deve ter uma vida social ativa.
Muitas vezes, a aposentadoria em associação às limitações impostas por determinadas condições de saúde, traz ao idoso, o sentimento de vazio ou “inutilidade”. A busca por novos propósitos de vida e a habilidade de reinventar-se na velhice é o que faz a diferença para se ter uma melhor idade feliz e com qualidade de vida.
Como identificar transtornos mentais em idosos
Identificar precocemente transtornos mentais em idosos é muito importante para o tratamento e para que a situação não se agrave.
Algumas atitudes que devem causar alerta são:
Passar o dia deitado
Recusa a fazer refeições e atividades diárias
Não querer sair de casa
Demora para responder perguntas simples
Falar muito sobre a morte ou que está prestes a morrer
Mudanças de comportamento – agitação ou sonolência excessiva
Delírios e alucinações
Não conseguir fazer atividades que anteriormente fazia sem dificuldade.
Muitas vezes os idosos manifestam doenças de forma atípica e o primeiro sintoma pode ser uma mudança de comportamento. Não é incomum que o idoso abra um quadro de infecção urinária, por exemplo, sem febre, porém com agitação psicomotora.
É importante que a família procure atendimento médico e psicológico ao menor sinal de instabilidade da condição mental do idoso.
Precisa de uma empresa para te auxiliar no cuidado com os idosos da sua família? A Qualivida é o berço do home care 4.0 e está revolucionando o mercado de atendimento de saúde domiciliar há mais de 15 anos.
Comments