É muito claro que a pandemia da COVID-19 mudou a vida em sociedade. A forma de se relacionar, de fazer compras e até os atendimentos de saúde mudaram para se adaptar à realidade do distanciamento social. Nesse contexto, se notou o crescimento dos atendimentos psicológicos em domicílio e online.
O atendimento psicológico em domicílio já existe há algum tempo, porém não era tão conhecido e utilizado. Essa modalidade de atendimento é indicada, principalmente, para pacientes que tenham limitações para sair de casa ou estejam adoecidos, o que impede os pacientes de se dirigirem a clínica e hospital. Cuidar da saúde mental é de extrema importância nesses casos.
Crescimento do atendimento psicológico em domicílio
O atendimento psicológico em domicílio se caracteriza pela ida do psicólogo até a casa do paciente. Ele é mais indicado nos casos de pacientes em home care ou que tenham limitações de mobilidade. A solicitação do atendimento domiciliar pode ser feita pelo próprio paciente, familiares, médicos e equipe de saúde que o assiste.
A visita e avaliação psicológica, tem como objetivo identificar a demanda e necessidade do paciente, pontuando quais os eventuais problemas (social, financeiro, dinâmica familiar e entre outros), que possam interferir no andamento do tratamento do paciente e desequilíbrio emocional, a partir daí, propor o acompanhamento psicológico.
O atendimento psicológico domiciliar é uma área de atuação que oportuniza aos pacientes e familiares serem assistidos também no emocional, uma vez que o adoecimento pode provocar alterações no humor, ansiedade, estresse e frustração.
Essa modalidade tem crescido muito nos últimos anos, junto ao serviço de home care, que vem se popularizando com o aumento de tecnologias que permitem cuidado efetivo de pacientes no conforto do seu lar.
Atuação do psicólogo no atendimento de saúde domiciliar
O atendimento de saúde domiciliar, também conhecido como home care, consiste em dar assistência à saúde em casa para pacientes clinicamente estáveis, com diagnóstico clínico confirmado e que precisam de algum tipo de cuidado em saúde que pode ser oferecido em domicílio, com qualidade e segurança.
Nesse contexto, a atuação do psicólogo é muito importante para o paciente e para a família, uma vez que são muitas mudanças e adaptações, lembrando que o paciente não adoece sozinho, a família e/ou cuidador adoecem juntos. O suporte emocional nessa situação é imprescindível para a melhora do paciente e para que a família consiga ter mais compreensão, os familiares e/ou cuidadores apresentam-se quase sempre sobrecarregados com o acúmulo de tarefas a cumprir e sem disposição para cuidar de si próprios, possibilitando maior instabilidade emocional do paciente e do familiar.
O adoecimento muitas vezes traz mudanças de humor, depressão, estresse, ansiedade e baixa autoestima. É papel do psicólogo, junto ao paciente, trabalhar na maior compreensão sobre a situação e suas consequências, através do atendimento individual – psicoterapia breve. O atendimento em domicílio o psicólogo consegue ter uma visão mais clara das necessidades do paciente, permite um contato maior com a realidade do paciente e da dinâmica familiar.
Atendimento psicológico online
O tema saúde mental vem sendo cada vez mais debatido. Outra modalidade de atendimento que cresceu muito com a pandemia foi o online, atendimento feito por videochamadas ou ligações.
Devido a indicação por distanciamento social, a maioria dos psicólogos clínicos aderiu à modalidade e os pacientes estão se adaptando bem à mudança.
Essa modalidade também pode ser usada no atendimento de saúde domiciliar, mas o psicólogo deve avaliar se é a melhor opção, uma vez que muitos idosos têm dificuldade com chamadas de vídeo, por exemplo.
Comments