top of page
Buscar

Como elaborar um plano de cuidados para idosos?

Atualizado: 9 de jan.


Como elaborar um plano de cuidados para idosos?

Cada indivíduo é único, logo, ter um plano de cuidados desenvolvido para atender suas necessidades específicas é de relevante importância. Ele deve ser traçado para oferecer direções para um cuidado individualizado durante toda jornada de saúde.


Se tratando de idosos, o plano de cuidados é ainda mais importante, uma vez que a necessidade por atenção à saúde é constante e deve-se estar sempre atento a qualquer sinal de problema.


Quando falamos de elaborar um plano de cuidados para idosos, estamos falando de aplicar os conhecimentos sobre o processo de envelhecimento para a promoção à saúde. O objetivo maior é melhorar ou manter a independência e autonomia do paciente, visando melhor qualidade de vida.



Para que serve o plano de cuidados?


O plano de cuidados serve como guia para a equipe saber lidar com cada cliente. A partir dele, a equipe pode traçar uma jornada de saúde para o paciente, além de ter uma visão holística de como solucionar as questões de forma prática.


O plano de cuidados deve prover um cuidado contínuo por meio da comunicação, para adaptar o plano às vontades e necessidades do paciente naquele momento.


Como elaborar um plano de cuidados?

Para elaborar um plano de cuidados, deve-se elencar as prioridades em relação às necessidades do paciente, levar em consideração alguns dados importantes como: a idade do paciente, cultura local, diagnóstico clínico, necessidades humanas básicas e condutas clínicas a serem realizadas, enfatizando as observações e opiniões dos profissionais de saúde.


Plano de cuidados para idosos


Para elaborar um plano para idosos, a equipe identifica a necessidade de cuidados do idoso, estabelece prioridades no cuidado, formula diagnósticos, planeja e executa intervenções dirigidas e personalizadas às características individuais do paciente.

  • Tratamento de feridas: a pele do idoso é mais sensível, tendo predisposição a aparecer feridas ou escaras de pressão. Esses cuidados precisam de atenção e devem fazer parte do plano de cuidados. Saiba mais sobre cuidados com curativos e feridas!

  • Hidratação venosa: Muitos idosos têm dificuldade em se manter hidratados ou têm deficiência de nutrientes. A hidratação venosa tem como objetivo manter ou restaurar o volume e a composição normal dos líquidos corporais. Saiba mais sobre cuidados com curativos e feridas!

  • Instrução da família: outro cuidado com o idoso consiste em instruir a família e cuidadores sobre os procedimentos, diagnósticos e tratamentos a serem realizados. Isso inclui explicar as etapas e amparar os envolvidos no processo.

Para elaborar um plano de cuidados efetivo é necessário o suporte de uma equipe multidisciplinar e uma empresa de atenção à saúde domiciliar. Nós podemos te ajudar!


7.835 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page