top of page
Buscar

Você sabe qual foi a primeira vacina que chegou no Brasil?

Atualizado: 29 de dez. de 2022

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano. As vacinas são um marco na história da saúde humana e para reforçar a importância das vacinas, por isso o Brasil comemora, em 17 de outubro, o Dia Nacional da Vacinação, uma data para promover a importância da imunização no controle de epidemias.


Desenvolvidas há mais de 200 anos, após cientistas perceberem a capacidade do corpo de gerar anticorpos ao receber amostras de organismos causadores de doenças como vírus, bactérias e alguns fungos, em estado inofensivo. As vacinas têm importância histórica para erradicação ou diminuição da incidência de várias doenças graves, como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano.


A primeira vacina foi criada em 1796 por Edward Jenner, que conseguiu imunizar um garoto de oito anos contra a varíola. Já no Brasil, essa vacina chegou apenas em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena e sendo a primeira vacina a chegar no país.


A poliomielite (paralisia infantil), por exemplo, ainda está em processo de erradicação. Segundo informações da cartilha de vacinação do Ministério Público, no Brasil não há registros dessa doença há 34 anos. Ainda assim, é necessário que a vacinação na infância continue, já que pessoas de outros países, onde ainda há casos da doença, podem gerar uma nova onda de transmissão.


É importante ressaltar que a vacinação protege não apenas o vacinado, mas também aqueles poucos que tem uma baixa imunidade. Quanto mais pessoas de uma comunidade estão protegidas, menor é a chance de uma doença se propagar, como é o caso da Covid-19.


Ainda neste momento, está acontecendo um ato histórico. A vacinação contra a Covid-19 começou em dezembro de 2020 no Brasil e, até então, são mais de 400 milhões de doses aplicadas, cerca de 172 milhões de brasileiros com o esquema vacinal completo. Muitas vidas foram perdidas na luta contra o coronavírus, mas graças à vacinação está sendo possível frear o avanço desta doença e suas variantes.


Infelizmente, não existem vacinas para todas as doenças existentes. Aids e o Ebola, por exemplo, são duas doenças extremamente graves que não possuem essa forma de prevenção. Sem dúvidas, o desenvolvimento das vacinas representou um grande avanço na medicina. Por meio delas, houve uma redução no quadro de internações e medicamentos, além de melhorar a qualidade de vida da população.


Nós também nos preocupamos com a sua saúde e te ajudamos a se vacinar com mais facilidade, em casa mesmo. No aplicativo Quali Pacientes, você encontra uma diversidade de vacinas que atendem crianças, adultos e idosos. A vacinação é uma das formas mais eficazes de erradicação de doenças, vamos juntos no combate para trazer mais saúde e qualidade de vida!


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page