top of page
Buscar

8 cuidados que a família precisa ter para receber o Home Care

Receber um familiar que necessita de home care parece um desafio. Muitas vezes, nem sabemos por onde começar a preparação ou organização da casa para fornecer as condições mais adequadas para cada necessidade.


Além de facilitar na recuperação pela proximidade dos entes queridos, a assistência home care oferecida pela Qualivida possui um time de assistentes sociais que verificam a residência e orientam os familiares sobre as providências necessárias para receber o paciente após a internação hospitalar.


Atenção aos pisos!

É indicado apenas os modelos antiderrapantes próximos à cama, vaso sanitário e local de banho. Vale tomar cuidado com pisos muito lisos e retirar tapetes caso seja necessário, geralmente quando é necessário o uso de cadeira de rodas.


Ter pets em casa é ótimo, mas é preciso ter cuidado.

Caso a residência tenha animais domésticos, é preciso evitar o contato direto ou indireto com lesões ou feridas do paciente, bem como cateteres, medicamentos, materiais curativos, entre outros.


Receba visitas com moderação.

As visitas são ótimas para demonstrar carinho e atenção, mas nem sempre a visita será a melhor forma de contribuir. É sempre bom medir os riscos de acordo com a condição de cada paciente e saber se eles se sentem confortáveis para receber alguém neste momento.


Tome cuidado com as escadas!

Se sua casa tem escadas, elas devem ter corrimão dos dois lados para melhor estabilidade. Se o paciente tiver problemas de locomoção, opte por mantê-lo no térreo, tanto para facilitar o acesso quanto para evitar acidentes.


Iluminação e temperatura do ambiente precisam de atenção.

O ambiente onde o paciente repousa precisa ter iluminação e ventilação adequada, é recomendado buscar essas informações com seu médico de confiança.


Ouça o que o profissional tem a dizer.

Na maioria dos casos, será necessário receber a visita de um profissional da saúde regularmente, seja para trocar curativos ou ministração de medicamentos. É importante conhecer e respeitar os horários e atribuições do profissional.

Entendemos que iniciar uma jornada de cuidados domiciliares é um desafio para as famílias, mas nós também estamos aqui para ajudar na recuperação do paciente.


A pandemia ainda não acabou.

Em internação domiciliar, os pacientes ainda estão se recuperando e podem estar debilitados. Apesar dos índices e incidência do Covid-19 terem reduzido consideravelmente, os cuidados e medidas de higiene ainda são indispensáveis.


Atitude positiva também é cuidado

Manter atitudes positivas, ouvir e dar atenção, propor atividades para não cair no tédio ou no pessimismo são um passo fundamental para a recuperação do paciente. Desta forma, também conseguimos promover a recuperação de forma mais rápida e tranquila.


É válido ressaltar que cada paciente precisa de cuidados e adaptações de acordo com seu estado físico. Aqui na Qualivida, cada paciente é visto de forma singular e o plano de cuidados se baseia nos cuidados específicos para sua condição.


Em caso de dúvidas, entre em contato e solicite uma avaliação, vamos te ouvir para oferecer a melhor solução para a sua necessidade!


114 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page